O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (5), Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 168/2011, de autoria da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), estabelece os direitos fundamentais da pessoa autista e equipara o portador desse distúrbio à pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, além de criar um cadastro único dos autistas, com a finalidade de produzir estatísticas nacionais sobre o problema.
O texto tem como base sugestão da Associação em Defesa do Autista (Adefa). A política de proteção deverá articular, conforme o projeto, os organismos e serviços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios nas áreas de saúde, educação, assistência social, trabalho, transporte e habitação, com vistas à coordenação de políticas e ações assistenciais.
A Câmara dos Deputados apresentou três emendas ao texto, que receberam parecer favorável na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Já a CDH aprovou o relatório do senador Wellington Dias (PT-PI) modificando a redação da segunda emenda que prevê multas de três a 20 salários mínimos e sanções administrativas para o gestor escolar que recusar a matrícula de aluno com autismo, por entender que se trata de uma atitude discriminatória.
No Plenário do Senado foi aprovado parecer contrário à emenda 3, que previa as penas para as práticas de castigo corporal, ofensa psicológica, tratamento cruel ou degradante à criança ou adolescente com deficiência ou com autismo como forma de correção, disciplina ou outro pretexto. O relator argumentou que as penas previstas no Código Penal (Lei 9.455/1977) são mais severas que as propostas no texto.
A matéria agora vai à sanção presidencial. Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) cumprimentou todo os colegas senadores e deputados pela aprovação do projeto.
– O Senado hoje dá mais um passo importante no sentido de implementar a Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência aprovado pelo Congresso Nacional com statusconstitucional – comemorou o senador.
Parabéns a todos nós pais e amigos das pessoas com Autismo!
E agradecimentos especiais aos bravos guerreiros Fernando Cotta, Berenice Piana, Ulisses da Costa Batista que articularam toda a longa e vitoriosa caminhada!
Obrigada também a autora do PL, a deputada Mara Gabrilli e aos senadores Paulo Paim, Wellington Dias, Lindbergh Faria e aos demais Senadores que aprovaram hoje esta lei que muda o quadro do Autismo no Brasil!
E a luta continua!!!
Agora é:
SANCIONA DILMA!!!
Agência Senado
En son çıkan perde modelleri
ResponderExcluirsms onay
mobil ödeme bozdurma
nft nasıl alınır
Ankara evden eve nakliyat
trafik sigortası
Dedektor
kurma web sitesi
aşk kitapları
smm panel
ResponderExcluirSmm panel
iş ilanları
instagram takipçi satın al
hirdavatciburada.com
beyazesyateknikservisi.com.tr
servis
TİKTOK PARA HİLESİ İNDİR