terça-feira, 29 de março de 2011

Mensagem do Secretário-Geral da ONU para 2011

O número de crianças e adultos com autismo continua a aumentar, em todos os países e em todos os grupos raciais, étnicos e sociais. Embora cada vez mais atenção é dada ao autismo no mundo da ciência, medicina e cuidados, o público não tem conhecimento da doença. Assim, a celebração anual do World Autism Day representa uma oportunidade para promover a ação e assistência.

Crianças e adultos com autismo são confrontados com os graves problemas de estigma e discriminação, e as dificuldades no acesso aos cuidados. Muitos têm que lutar contra muitos obstáculos, a cada dia. Discriminação, abuso e isolamento afetam muitos deles terrivelmente e constituem uma violação dos seus direitos humanos fundamentais.

O autismo é um transtorno complexo, mas com um tratamento rápido e apropriado pode ser conseguido, em muitos casos, uma melhoria. É por isso que é tão importante para relatar os sintomas do autismo e fornecer o tratamento o mais rapidamente possível.

É também essencial para apoiar os pais, gerando empregos para pessoas com autismo, de acordo com suas habilidades e pontos fortes e melhorar a educação pública para melhor atender as necessidades dos alunos com autismo.

Estas medidas irão beneficiar a todos e enriquecer a vida das pessoas com autismo e suas famílias, bem como todos os outros membros da sociedade de forma igual. Nas palavras da mãe de uma criança autista: "Minha filha tem um longo caminho, mas o meu tem sido ainda mais."

Empreender essa viagem juntos rumo a uma realidade mais generosa e inclusiva.

Ban Ki-moon

Link: http://www.un.org/es/events/autismday/

Nenhum comentário:

Postar um comentário